PUBLICO-ALVO

Profissionais envolvidos na implantação, manutenção e avaliação de sistemas de gestão da segurança dos alimentos na industria de feed, food e pet foods.

 

Módulo 1 - Interpretação do Programa de BPF

Segurança dos alimentos no contexto mundial; Impacto da não qualidade; Legislação Brasileira de BPF; Entendimento, aplicação e estrutura dos procedimentos exigidos pelo regulatório brasileiro; Metodologia de Implantação das BPF; Entendimento da ISO/TS 22002-1 (Programa de pré-requisitos); e; Entendimento da ISO/TS 22002-1 (Programa de pré-requisitos).

Carga horária: 8 horas.

Data: 5 de março/2022

 

Módulo 2 - Microbiologia geral de alimentos e regulatório microbiológico

Fatores que influenciam o crescimento dos micro-organismos; micro-organismos patogênicos, deteriorantes e úteis de interesse para alimentos e bebidas; padrões microbiológicos; indicadores de higiene; preparo de meios de cultura; preparo de amostras; métodos tradicionais; esterilidade comercial; boas práticas para laboratório (BPL). Interpretação dos novos Padrões Microbiológicos de Alimentos (RDC nº331 e IN nº 60); O que mudou na nova legislação brasileira de microbiologia de alimentos; análises microbiológicas de alimentos; interpretação da norma; interpretação da lista de padrões microbiológicos de alimentos.

Carga horária: 8 horas

Data: 19 de março/2022

 

Módulo 3 - Interpretação do sistema APPCC

Identificação e organograma da empresa; Formação da Equipe APPCC; Treinamento; Definição do Escopo; Confirmação do fluxograma de processo; Análise de Perigos (biológicos químicos e físicos); Identificação dos Pontos Críticos de Controle (PCC); Estabelecimento dos Limites Críticos de Controle; Estabelecimento dos procedimentos de monitorização; Estabelecimento das ações corretivas; Estabelecimento dos procedimentos de registro e documentação; Estabelecimento dos procedimentos de verificação.

Carga horária: 8 horas

Data: 2 de abril/2022

 

Módulo 4 - Microbiologia para produtos de origem animal

Fatores que influenciam o crescimento dos micro-organismos; micro-organismos patogênicos, deteriorantes e úteis de interesse para a indústria de carnes, ovos, leite e derivados; Características de micro-organismos proteolíticos e lipolíticos associados à contaminação de carnes e lácteos; Principais micro-organismos associados a indústria de produtos de origem animal: Salmonella, Listeria, Campylobacter, Clostridium, E. coli, entre outros; Monitoramento ambiental para indústria de carnes e lácteos; Métodos de controle de micro-organismos.

Carga horária: 8 horas

Data: 23 de abril/2022

 

Módulo 5 - Interpretação Novo CODEX 2020

Introdução a nova versão do Princípios Gerais de Higiene Alimentar CXC revisão 2020; como navegar no site da FAO; Definições e Conceitos; Documentos do CODEX (Padrões, Diretrizes e Códigos de Práticas); Interpretação da versão 2020 dos Princípios gerais de higiene alimentar; Programa de pré-requisitos; Cultura da Segurança dos Alimentos; APPCC e Rotulagem de Alimentos para atendimento ao CODEX.

Carga horária: 8 horas

Data: 7 de maio/2022

 

Módulo 6 - Microbiologia para produtos de origem vegetal

Fatores que influenciam o crescimento dos micro-organismos; micro-organismos patogênicos, deteriorantes e úteis de interesse para a indústria de produtos de origem vegetal; Salmonella em produtos vegetais. Características de micro-organismos associados à contaminação de produtos de origem vegetal com baixa atividade de água: farelo de soja, amendoim, chocolates, doces de frutas, etc.; Características de micro-organismos associados à contaminação de produtos de origem vegetal com alta atividade de água: frutas e vegetais, alimentos minimamente processados. Métodos de controle de micro-organismos.

Carga horária: 8 horas

Data: 21 de maio/2022

 

Módulo 7 - Metodologia para análise de riscos para GFSI e GMP

Segurança dos alimentos no contexto mundial; Definições; como desenvolver uma mentalidade baseada em risco; Metodologias para desenvolvimento de matrizes de risco; Modelos de matrizes de risco; como elaborar um procedimento e definir medidas de controle baseadas em risco; Passo a passo para implantação e atividades práticas.

Carga horária: 8 horas

Data: 4 de junho/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 8 - Protocolos para monitoramento ambiental

Importância do monitoramento ambiental para atendimento dos programas e normas de qualidade; Como elaborar procedimento de monitoramento ambiental baseado em análise de risco (pontos e frequência); Métodos horizontais para amostragem de superfícies - ISO 18593:2019 v.2: métodos horizontais para técnicas de amostragem usando placas de contato, swabs, esponjas e fibra em superfícies no ambiente da cadeia produtiva de alimentos, a fim de detectar e enumerar micro-organismos cultiváveis; Interpretação e comparação de resultados.

Carga horária: 8 horas

Data: 18 de junho/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 9 - Food Defense, Food Fraud e Gestão de Crises

Conceitos food defense, food fraud e gestão de crises e incidentes (base normas GFSI); o papel da ESA (Equipe de Segurança de Alimentos); formação de equipes; mapeamento de riscos; desenvolvimento e implantação dos planos; avaliação de ameaças e vulnerabilidades; motivações ideológicas e outras formas de ataques maliciosos a indústrias de alimentos e à sua cadeia de suprimentos; ultimas tendências relacionadas a food defense e food fraud, exercícios práticos e cases de sucesso.

Carga horária: 8 horas

Data: 2 de julho/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 10 - Protocolos para controle de patógenos em food, feed e pet food

Como elaborar protocolos para controlar Salmonella em indústrias de food, feed e pet food baseado no micro-organismo alvo, processos de higienização, monitoramento ambiental e matérias primas; Zonas Primárias de controle de Salmonella; Como segregar áreas para evitar a disseminação de patógenos; Diferença entre "planta livre" e "planta negativa" para Salmonella; Passos para a construção de programa de controle de patógenos: Estabelecer procedimentos para assegurar que o equipamento contaminado não seja trazido para a instalação; Estabelecer controles para segregar as matérias primas conhecidas por serem contaminadas por Salmonella como, farinhas, grãos, carne e farinha de carne; Prevenir ou minimizar a contaminação cruzada através de procedimentos e atividades; Prevenir ou minimizar o crescimento de Salmonella dentro das instalações; Estabelecer um programa de controle de ingredientes/matérias-prima; Validar medidas de controle para inativação de Salmonella; Estabelecer procedimentos de verificação dos controles de Salmonella e ações corretivas; Produtos específicos para controle de Salmonella com ação no ambiente e na matéria-prima.

Carga horária: 8 horas

Data: 16 de julho/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 11 - Introdução as normas GFSI e GMPPLUS para Food, Feed e Petfoods

Introdução aos Sistemas de Gestão; Definições e conceitos; Ciclo PDCA; principais diferenças entre programas e sistemas; O que é GFSI; Quais as principais normas reconhecidas pelo GFSI; O que é GMPPLUS; O esquema GMPPLUS e a abordagem de cadeia produtivista e exercícios práticos.

Carga horária: 8 horas

Data: 30 de julho/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 12 - Ferramentas da qualidade para tratativa de não conformidades: análise de causa

Descrição de Não Conformidades. Análise de Causa Raiz. Escolha da ferramenta adequada, metodologias para melhoria de processos: estudo de ferramentas: 5S, Benchmarking, Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão, 5W2H, PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir). Matriz de Tomada de Decisões (GUT).

Carga horária: 8 horas

Data: 20 de agosto/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 13 - Design higiênico e layout de projetos para indústria de alimentos

O que é design higiênico; Introdução ao EHEDG - European Hygienic Engineering & Design Group; materiais adequados, considerando corrosão, desgaste, rugosidade, envelhecimento, impacto, fragilidade, inércia, atoxicidade, temperatura de processo e tipo de alimento processado; tipos de produtos químicos utilizados e condições/ facilidades de limpeza; ausência de partes ocas e ausência de materiais que possam se soltar; manutenção e lubrificação; higiene e manipulação; dutos, tubulações, luminárias, cabos, escadas, cabeamento elétrico, etc.; distanciamentos de paredes e chão entre outros; solda adequada, lisa e contínua; tampas, avaliando dobradiças, drenabilidade, fixação, etc.; avaliação estrutural com foco em pontos mortos e cantos vivos, entre outras questões.

Carga horária: 8 horas

Data: 3 de setembro/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 14 - Normas e regulatórios para produtos utilizados no processo de higienização

Regulatórios nacionais para autorização e registros de uso de produtos domissanitários com atividade antimicrobiana; Legislações envolvendo uso e comercialização de sanitizantes e outros produtos químicos; Como atender as normas do GFSI em relação a garantia do registro de produtos, controle de concentração e método adequado de diluições; Produtos registrados e notificados: como saber a diferença e como realizar consultas para saber se o produto tem autorização para uso em indústria alimentícia; Formação de biofilmes e resistência microbiana a sanitizantes; Rodízios de produtos: melhor forma de realizar e importância; Testes de eficácia de sanitizantes químicos comerciais.

Carga horária: 8 horas

Data: 24 de setembro/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 15 - Elaboração de documentos para SGSA

A hierarquia dos sistemas de gestão de segurança dos alimentos; Documentos obrigatórios para um SGSA; Como elaborar um POP para controlar documentos e registros; Responsabilidades; Estrutura de manuais; Estrutura de Procedimento Operacional Padronizado; Estrutura de Instrução de Trabalho; Estrutura de formulários; Arquivamento e tempo de retenção; Documentação para controles de rastreabilidade; Como controlar documentos e registros e exercidos práticos.

Carga horária: 8 horas

Data: 22 de outubro/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 16 - Processos de higienização em indústrias de food e feed

Conceito de higienização (limpeza + sanitização); Importância da higienização para indústrias de alimentos; Principais métodos (químicos e físicos) de limpeza e sanitização; Tipos de detergentes para processos de limpeza; Tipos de sanitizantes disponíveis no mercado: indicação de uso, princípio ativo e concentrações ideais a serem empregadas no processo de sanitização; Principais micro-organismos (patogênicos e deteriorantes) envolvidos no processo de desinfecção e sanitização; Avaliação e controle do processo de higienização; A importância do conhecimento da houseflora microbiana dominante no ambiente produtivo para escolha de sanitizantes; Como realizar a descontaminação do ar ambiente.

Carga horária: 8 horas

Data: 5 de novembro/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

Módulo 17 - Gestão de pessoas e cultura organizacional

O comportamento humano nas organizações; Tendências de comportamento; O nível de comprometimento e o resultado positivo na implantação de sistemas da qualidade; cases e dinâmicas de grupo e conceitos e metodologias para desenvolvimento de uma cultura de segurança dos alimentos.

Carga horária: 8 horas

Data: 19 de novembro/2022

Aulas das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30

 

INCLUI: CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO (DISPENSA RECONHECIMENTO NO MEC*)

PROFESSORES: Profissionais com mais de 15 anos de experiência em sistemas de gestão da segurança dos alimentos, todos registrados na Academia Certifee (solicitar CV pelo e-mail [email protected])

AULAS AOS SABADOS 100% ONLINE - PLATAFORMA ZOOM AO VIVO

VALORES:

Até 30/11/21 - R$ 2.992,00/pessoa

Depois de 1/12/21 - R$ 3.259,00/pessoa

DUVIDAS: [email protected] ou whatsapp (55) 99173 7022