PÚBLICO-ALVO

Profissionais e estudantes da indústria de alimentos e serviços de alimentação, bem como aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em microbiologia dos alimentos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

Fatores que influenciam o crescimento dos micro-organismos; Micro-organismos relacionados com a contaminação e deterioração de alimentos: proteolíticos, sacarolíticos e lipolíticos; Defeitos causados por micro-organismos em alimentos; Micro-organismos patogênicos de interesse em indústrias de alimentos: Salmonella sp., Clostridium sp., Listeria sp., Pseudomonas sp., Staphylococcus sp., Bacillus sp. e E.coli O157:H7; Micro-organismos indicadores: mesófilos, coliformes totais e termotolerantes, enterobactérias e E. coli; Bolores e leveduras; Bactérias láticas; Técnicas básicas de detecção da presença/ausência de micro-organismos (séries bioquímicas); Técnicas básicas de contagem de micro-organismos em placas; Técnicas básicas de análise de esfregaço por esponjas e swab.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PALESTRA

Princípios básicos de meios de cultura para área de alimentos, com a Silvia Morelli - Técnica de Apoio à Pesquisa Científica Tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos/SAA (ITAL).

INCLUÍDO

Material digital em PDF e certificado digital.

PLATAFORMA

Zoom - link enviado para cada participante 24h antes da realização do curso.

CARGA HORÁRIA

15 horas (8:00 - 12:00/13:30- 17:00) + 30 min de Palestra e tira dúvidas com a Silvia Morelli - Técnica de Apoio à Pesquisa Científica Tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos/SAA (Ital)